Posts

Por que produtos "inovadores" fracassam?

11/05/2021
Muitas empresas que desenvolvem produtos tecnológicos se dizem ágeis e inovadoras, entretanto, é comum observar, estas mesmas empresas reclamando do longo período até que produto chegue até a mão do cliente.

O fato é que para inovar não basta só trazer novas ideias, ser criativo ou diferente. 

Inovação demanda agilidade e uma cultura disruptiva no modelo de trabalho tradicional. Aliviar uma dor e entregar valor ao usuário são o grande ponto-chave, mas existem mais alguns fatores que precisam ser levados em conta na criação de um novo produto.

A cultura de inovação

Cultura de inovação são os valores, normas e atitudes que estimulam o pensamento criativo. A cultura se refere a padrões e valores compartilhados entre todos os participantes do processo. Uma cultura de inovação positiva cria incentivos para os colaboradores e leva a um aumento na força inovadora.

A transformação cultural, porém, exige mais do que o comprometimento da alta gestão e, normalmente, as mudanças ocorrem primeiramente em nível de sistema, para que isso se torne competência da empresa, evolua para atitudes dos colaboradores e se torne uma crença e valor da companhia.

As empresas que querem se tornar mais inovadoras se deparam com diversos obstáculos em torno da questão cultural e em relação a outros posicionamentos que, de modo geral, já estão enraizados na empresa. 

No livro Inspired do Marty Cagan, o autor pontua alguns fatores comuns que impedem que equipes inovem no processo de descoberta de novos produtos, resultando quase sempre no fracasso destes produtos. A experiência dentro da área de Inovação também nos da mais percepção de alguns pontos.

1 - Não ter um processo de inovação estruturado

Criar uma estrutura de inovação, orientada por um estratégia bem definida e objetivos claros, permite que todos tenham conhecimento do status do processo e os critérios necessários para que um projeto siga adiante. Quando a gestão não tem claro o caminho que pretende seguir ou não deixa evidente aos envolvidos, as pessoas não entendem as regras do jogo, não veem propósito, e o engajamento acaba sendo menor. Entender as temáticas de inovação que a empresa está olhando é fundamental para que as propostas dos colaboradores estejam na mesma direção.

2 - Fonte de ideias guiadas por demanda de venda, sem empoderar a equipe na tomada de decisão. Esse modelo não envolve o time na tomada de decisões, eles se tornam presentes apenas para a implementação.

3 - “Uma das lições mais críticas no produto é saber o que não podemos saber e simplesmente não tem como saber quanto dinheiro ganharemos neste negócio”. As empresas criam roadmaps tentando estimar quanto custará todo o processo e o quão lucrativo o negócio será. Mas na verdade, a ideia ainda é só uma ideia e não podemos prever qual rumo tomará.

4 - Criação de roadmap rígidos de um ano ou mais, como se todas as demandas e ideias a serem implementadas fossem uma sequência de sucesso com o cliente. Na realidade, metade delas ou mais acabam não se validando. Por isso o roadmap precisa ser responsivo e de curta projeção para poder se adaptar a novos cenários que aparecerão.

5 - Restringir engenheiros a apenas seguirem requisitos documentados ou integrar o ux designer apenas na parte visual do projeto. Profissionais como estes sabem o quão é importante seu trabalho na construção no produto e precisam posteriormente tentar arrumar danos que poderiam ter sido evitados caso fossem envolvidos no processo. Eles são a maior fonte de inovação para sua equipe.

6 - Equipe se que se dizem ágil, mas aplicam esse conceito apenas na etapa do desenvolvimento do produto. Na realidade trabalham no modelo cascata focado apenas na entrega e não nos resultados esperados. O risco se torna muito mais alto quando a validação com usuário se dá apenas no fim.

7 - Direcionar esforços e custos a ideias que não trarão retorno para empresa. Por mais que de início não saibamos o quanto uma ideia possa custar ou gerar de lucro, os métodos ágeis estão aí para poder validar o avanço dela em pequenos ciclos, diminuindo o risco final enquanto aumenta a percepção de valor e receita para empresa. Se no meio do processo for descoberto que não é viável continuar desperdiçando tempo e esforço, ainda há tempo de evitar mais desperdícios.

Criar produtos de sucesso demanda constante aprendizado a adaptação. É preciso desapegar das ideias iniciais, explorar possibilidades e compreender que o humano precisa ser o centro do processo — e não o produto.

8 - Não aprender a lidar com o fracasso como parte do processo

A incerteza é inerente ao processo de inovação e, por isso, as empresas que desejam incentivar iniciativas inovadoras precisam estar abertas para lidar com o fracasso de uma forma natural, principalmente quando se trata de uma inovação disruptiva. 

A cultura do erro e do aprendizado contínuo nem sempre é bem vista dentro das companhias, gerando medo ao risco. É fundamental que se adotem medidas de incentivo ao erro. Além disso, as falhas que ocorrem ao longo do processo impactam diretamente no prazo, e, consequentemente, no investimento do mesmo. Muitas empresas não se preparam para um investimento de longo prazo e acabam interrompendo um projeto antecipadamente, gerando resultados negativos para o processo de inovação e para a motivação dos envolvidos.

 

E sua equipe, encontra algum destes obstáculos? Fale com a gente!

 

Fonte: NSC lab e Ilegra.com

Assine nossa news!

 ASSINAR NEWSLETTER

+News

Posts

Pesquisa de satisfação: como aplicar e qual a melhor abordagem?

Ter uma cultura voltada ao cliente é essencial e a pesquisa de satisfação é o canal certo para receber sugestões, críticas e saber se a sua empresa tem alcançado o sucesso desejado.
30/07/2020
 
Posts

Inteligência artificial: você precisa pensar nisso agora!

Você já deve ter ouvido muito falar em inteligência artificial. E está mais do que na hora de pensar mais nesse assunto para a sua empresa. Impulsionadora das tecnologias emergentes - Big Data, robótica e IoT - trata-se de um caminho sem volta, rumo ao futuro.
24/11/2020
 
Posts

O que é Inovação Sistêmica de Produtos?

A maioria das empresas querem inovar para crescer e consequentemente a inovação se torna uma ferramenta poderosa para aumentar a competitividade no mercado.
03/09/2020
 
Posts

Mate in Box disponibiliza erva-mate a R$1,00 para incentivar consumidores a não saírem de casa

Clube de erva-mate que fica incubado no Inaitec, também se movimentou diante da luta contra o Coronavírus e disponibilizou produtos para chimarrão e tereré por apenas R$1,00.
03/04/2020
 
Eventos

Definição do Escopo de Projeto. Ferramenta + Exemplo Prático

Quantas vezes você teve uma ideia incrível, mas não colocou em prática porque não sabia por onde começar? Ou resolveu pôr e não deu nada certo?
10/03/2020
 
Posts

INAITEC e Secretaria de desenvolvimento econômico criam programa “Emprega Palhoça” que já conta com 20 mil currículos cadastrados e 200 vagas disponíveis

A plataforma tem como objetivo aproximar profissionais que buscam por oportunidades à empresas interessadas em contratar novos talentos. Desta forma, conectam candidatos a vagas de trabalho e oferecem capacitação a quem busca desenvolvimento profissional.
20/05/2021
 
Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
Hub de ideias

Contribua com a sua ideia!

Você tem uma ideia inovadora com potencial para se tornar um negócio de impacto?
20/08/2019
 
Posts

Due Laser, produz e doa 760 máscaras de proteção para profissionais da saúde da região da grande Florianópolis.

Empresa de máquinas de corte a laser, aproveita sua estrutura fabril paralisada e tem como objetivo produzir mais de 4 mil máscaras de proteção.
06/04/2020
 
Posts

Open Innovation: entenda o que é, e quais benefícios pode trazer para sua empresa

O mundo está repleto de pessoas criativas querendo concretizar suas ideias, então, porque usar somente a sua equipe para inovar?
05/11/2020
 
Eventos

Evento “Toda Quarta” volta com versão online e primeira temática será sobre RH em tempos de crise

Diante de todo o caos nunca foi tão importante cuidar das pessoas que fazem parte de uma empresa.
28/04/2020
 
Posts

A importância da comunicação institucional nas organizações nesse novo cenário

Diante das adversidades surgem novos comportamentos, ideias e tendências e a comunicação institucional pode ajudar a sua empresa a se adaptar nessa nova realidade.
06/08/2020
 
Posts

Startup voltada para a produção e pesquisa do Grafeno é uma das mais novas incubadas do INAITEC!

Oferecer o ambiente ideal como centro de inovação colaborativa que permite que a ciência, negócios e empreendedorismo se conectem, é o nosso objetivo. Se você tem alguma ideia que incentiva soluções inovadoras com foco em um futuro sustentável, nós estamos de portas abertas para te conhecer.
12/03/2021
 
Posts

Como atrair o cliente certo através do seu website

Com o avanço da tecnologia, os sites estão tornando-se cada vez mais modernos e atraentes, desta forma surgiram novos formatos com objetivos diferentes, conheça alguns!
17/09/2020
 
Como uma incubadora pode ajudar a transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
Posts

Incubadoras: qual a importância no sucesso dos negócios

Como uma incubadora pode ajudar a transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
28/05/2020
 
Posts

Fases de uma startup: saiba quais os desafios sua ideia enfrentará para se concretizar em 2021!

Diante da pandemia o mercado virou de ponta cabeça, inúmeros segmentos extremamente lucrativos fracassaram, enquanto outros inimagináveis explodiram. Diante dessa maré de incertezas existem inúmeras ideias inovadoras esperando por validação.
14/12/2020
 
Eventos

Imposto de renda: tudo o que você precisa saber!

O ano só está começando e temos que nos organizar para dar conta de todos os compromissos...
28/02/2020
 
Posts

Prototipando a Quebrada - Projeto que viabiliza educação tecnológica em periferias é um dos novos incubados do INAITEC

Através de iniciativas como cursos e oficinas voltadas para a tecnologia, projeto promove desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes de comunidades da Grande Florianópolis.
12/04/2021
 
De todas as revoluções que a humanidade já viveu, a tecnológica é a que mais trouxe mudanças nos padrões de comportamento, certo?
Posts

Incubação e laboratório para negócios de impacto

Com tantas mudanças em curso, uma coisa é certa: é preciso preparar seu negócio para o futuro!
16/06/2020