O Inaitec está em Barcelona, participando do Smart City Expo World Congress (SCEWC) - o maior evento global voltado a soluções e tecnologias para cidades inteligentes.
A missão, realizada com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), tem como objetivo ampliar conexões internacionais e fortalecer o ecossistema catarinense de inovação, com foco na internacionalização de startups e hubs tecnológicos.
A comitiva iniciou sua programação no Consulado do Brasil em Barcelona, onde foi recebida pelo chefe do Setor de Promoção Tecnológica e Comercial, Luís Fernando Corrêa da Silva Machado.
Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas de apoio a instituições de inovação, hubs tecnológicos e startups brasileiras interessadas em atuar no mercado espanhol, com especial atenção à Catalunha, uma das regiões mais dinâmicas da Europa em tecnologia e sustentabilidade.
Segundo o diretor executivo do Inaitec, Diego Chierighini, a missão é uma oportunidade estratégica para aproximar Santa Catarina das práticas internacionais de inovação:
“A Espanha, especialmente a região da Catalunha, vem se consolidando como um grande centro de inovação. Aqui em Barcelona podemos compreender novas tecnologias e tendências que estão sendo utilizadas no mundo todo e, principalmente, entender o que podemos levar tanto para o Parque Tecnológico Pedra Branca quanto para toda a Grande Florianópolis.”
O evento reuniu empresários e startups com foco em cidades inteligentes, nas áreas de mobilidade urbana, infraestruturas digitais, sustentabilidade e Internet das Coisas (IoT). Os participantes puderam validar seus produtos, identificar tendências globais e estabelecer conexões com representantes de toda a Europa e da Catalunha.
“Os empresários que aqui estão, todos eles têm produtos voltados para cidades inteligentes. Pudemos validar seus produtos, enxergar tendências de evolução e, além disso, nos conectar com países da Europa e com as cidades da Catalunha”, complementa Diego Chierighini.
A Espanha tem se destacado no cenário global como um país que une crescimento econômico sustentável e investimento em tecnologia. Com um PIB per capita de US$ 32,6 mil em 2023, o país ocupa a 15ª posição mundial, segundo o Banco Mundial. Essa solidez econômica sustenta um ecossistema de inovação em rápida expansão.
Além disso, a Espanha é o 2º maior investidor estrangeiro no Brasil, reflexo de uma relação bilateral consolidada e cada vez mais voltada a setores estratégicos como tecnologia, energia limpa e cidades inteligentes.
No ranking do Global Innovation Index 2025 (IGG), o país aparece como o 29º mais inovador do mundo, à frente de outras economias europeias de porte semelhante. O estudo destaca avanços em infraestrutura digital, sustentabilidade e políticas de apoio à inovação, impulsionados por programas públicos e por um forte setor privado.
Atualmente, a Espanha abriga mais de 11 mil startups e 17 unicórnios, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, consolidando um ambiente fértil para o empreendedorismo tecnológico. As cidades de Barcelona e Madri aparecem entre os principais clusters de inovação global, de acordo com o relatório Global Innovation Geography (IGG 2025), figurando ao lado de ecossistemas como Berlim, Londres e Tel Aviv.
Esse cenário faz da Espanha um parceiro estratégico para o Brasil e um exemplo de como políticas de inovação, educação tecnológica e colaboração público-privada podem impulsionar o desenvolvimento sustentável.
A região da Catalunha é um dos pólos de inovação mais vibrantes da Europa.
Esses indicadores mostram o potencial de conexão entre o ecossistema catarinense e o catalão, abrindo caminhos para transferência de conhecimento, parcerias tecnológicas e acesso a novos mercados.
A participação do Inaitec na missão reforça três pilares estratégicos:
Essas ações ajudam a consolidar Santa Catarina como referência em inovação no Brasil e no exterior, fortalecendo a posição da Grande Florianópolis como polo de tecnologia e empreendedorismo.
A missão segue até o final da semana com uma programação que inclui visitas técnicas, reuniões estratégicas e participação em painéis do Smart City Expo. O objetivo é identificar oportunidades de cooperação e promover o ecossistema catarinense em uma das plataformas mais relevantes de inovação urbana do planeta.
O INAITEC, hub de inovação da Grande Florianópolis, está participando da Missão Internacional Vale do Silício, realizada entre os dias 22 e 29 de outubro na região da Baía de San Francisco, nos Estados Unidos.
A Dualbase, empresa graduada do INAITEC, venceu o Global Hydromet Excellence Awards 2025, realizado na Áustria. Saiba mais sobre a conquista e o impacto dessa premiação para o ecossistema catarinense de inovação.
O INAITEC levou cinco startups de Santa Catarina para a missão GITEX Dubai 2025, promovida por ApexBrasil e Sebrae, conectando o ecossistema de inovação a mercados internacionais e gerando novas oportunidades para o setor.