De 2 a 11 de novembro de 2025, o Inaitec lidera mais uma iniciativa estratégica de internacionalização, desta vez com destino a Barcelona, na Espanha. A missão empresarial, que conta com o apoio da FAPESC, será uma oportunidade única para startups catarinenses se conectarem com o ecossistema de inovação europeu, ampliarem sua atuação global e estabelecerem parcerias de alto impacto.
Por que Barcelona?
Com um ecossistema maduro e reconhecido internacionalmente, Barcelona foi uma das primeiras cidades da Europa a integrar parques tecnológicos ao tecido urbano. Essa característica torna a cidade um dos principais pontos de entrada para startups que desejam acessar os mercados catalão, espanhol e europeu. Além disso, a cidade é referência em áreas como smart cities, indústria 4.0, saúde digital e sustentabilidade.
Programação focada em resultados
Durante os dez dias de imersão, os participantes terão acesso a uma programação robusta e estratégica. Entre os destaques, estão:
Conexões internacionais para fortalecer o ecossistema local
Para o Inaitec, a missão não representa apenas uma oportunidade de expansão para as empresas, mas um movimento estruturado para fortalecer o ecossistema de inovação da Grande Florianópolis. “A internacionalização é uma estratégia essencial para tornar nossas empresas mais competitivas e ampliar a visibilidade do que é desenvolvido em Santa Catarina”, afirma a equipe do Instituto.
A expectativa é retornar com negócios concretizados, parcerias com centros de inovação e, sobretudo, criar um canal permanente de intercâmbio entre Barcelona e o Parque Tecnológico Pedra Branca, onde o Inaitec está sediado.
Atração de investimentos e visibilidade internacional
Com forte presença de fundos de investimento e programas de inovação aberta, Barcelona se apresenta como um ambiente ideal para startups em busca de expansão internacional. A missão também reforça o posicionamento institucional do Inaitec e de Santa Catarina como pólos de referência em inovação no Brasil.
“A missão é uma plataforma estratégica para gerar negócios e consolidar relações de longo prazo com os principais atores do ecossistema europeu. Estamos focados em abrir caminhos reais de softlanding e oportunidades comerciais para as soluções que nascem no nosso parque”, conclui Diego Chierighini, Diretor Executivo.
As inscrições seguem abertas até 8 de agosto de 2025.
Para saber mais e garantir sua vaga com apoio financeiro da FAPESC (passagens e hospedagem inclusas), envie um e-mail para [email protected].
O Inaitec foi reconhecido no ranking Campeãs da Inovação 2025 como um dos parques tecnológicos mais inovadores do Sul do Brasil. Saiba mais sobre o prêmio e o impacto do instituto em Santa Catarina.
Conheça o case de Palhoça, cidade catarinense que virou referência nacional em inovação pública e tecnológica, impulsionada pelo hub Inaitec.
Conheça as startups que participarão da Missão Empresarial GITEX Dubai 2025 com o Inaitec. Saiba como elas levarão a inovação catarinense ao maior evento de tecnologia do Oriente Médio.