Quando falamos em cidades inteligentes, inovação aplicada e desenvolvimento sustentável, Palhoça, na Grande Florianópolis, se destaca como um exemplo real de transformação. Por trás desse avanço está um trabalho contínuo do Inaitec, hub de inovação que, há mais de uma década, atua para posicionar o município como referência nacional em tecnologia e inovação pública.
Hoje, com mais de 230 mil habitantes, a cidade colhe os frutos de uma política de inovação consistente, com impacto direto na geração de empregos, abertura de empresas e qualidade de vida da população.
Só em 2024, Palhoça registrou:
Com infraestrutura sólida, diversidade econômica e um ambiente urbano em constante evolução, o município vem consolidando sua posição como um dos principais polos de tecnologia do sul do Brasil.
Criado por meio de uma parceria entre Prefeitura de Palhoça, Hurbana, Unisul e ACIP, o Inaitec liderou a implantação do ecossistema de inovação local. Com mais de 500 empresas apoiadas e 30 mil pessoas impactadas diariamente, o instituto atua como ponte entre startups, poder público, universidades e investidores.
Em 2024, o Inaitec registrou 120% de crescimento em faturamento e consolidou-se como um hub de referência para prefeituras de todo o Brasil que buscam entender como políticas públicas podem fomentar ambientes de inovação com impacto econômico direto.
Um dos maiores símbolos da transformação em Palhoça é a Cidade Pedra Branca, bairro planejado que abriga mais de 2.800 negócios. O local é palco de testes e implementação de soluções voltadas à mobilidade urbana, segurança, saneamento, energia e uso de dados.
Startups como Medeage, Sanova e Blue World, sediadas no Inaitec, desenvolvem tecnologias que reduzem em até 50% o consumo de água em empresas e condomínios, soluções que geram impacto ambiental, financeiro e social.
O sucesso do ecossistema local também é resultado de uma base legal sólida. Entre os destaques estão:
Essas políticas inovadoras transformaram a cidade em referência nacional, atraindo o interesse de outras prefeituras e instituições que desejam replicar o modelo.
O Inaitec segue ampliando sua atuação por meio de programas de aceleração, internacionalização, missões empresariais e inovação aberta. Ao fortalecer a cultura de inovação e conectar todos os atores do ecossistema, o instituto contribui para tornar Palhoça um dos melhores lugares para viver, empreender e inovar no Brasil.
Palhoça mostra que a inovação pública pode, sim, transformar realidades e o Inaitec é protagonista.
A missão empresarial realizada pelo INAITEC na Espanha marcou um passo decisivo na expansão internacional do ecossistema de inovação de Santa Catarina.
O Inaitec está em Barcelona, participando do Smart City Expo World Congress (SCEWC) - o maior evento global voltado a soluções e tecnologias para cidades inteligentes.
O INAITEC, hub de inovação da Grande Florianópolis, está participando da Missão Internacional Vale do Silício, realizada entre os dias 22 e 29 de outubro na região da Baía de San Francisco, nos Estados Unidos.